Arte de Rua: Grafite

AlmapBBDO cria grafite que brilha no escuro para Cheetos. Fonte PropMark

Conheça Agora os Detalhes dessa Surpreendente Mídia para Comunicação em Massa

Você se lembra de alguma arte de rua, no formato de grafite, colorindo as paredes laterais dos prédios da cidade?

Seja nas avenidas da metrópole ou nas clássicas cenas dos filmes que você assistiu, aquele desenho imenso, na empena do edifício,
é familiar devido seu poder atração e retenção da mensagem.

E a razão desse canal de comunicação ser tão eficiente é simples: ele cumpre os princípios básicos para comunicação em massa:

  • velocidade,
  • objetividade e
  • forte impacto na transmissão (e retransmissão) de uma única mensagem.

E é exatamente sobre o grafite em empena que vamos falar agora.

Arquitetura ou Arte de Rua?

Empena

Se você digitar agora no seu buscador, o que é empena? Vai notar que o termo está mais conectado à arquitetura e à engenharia de alguma construção, do que a uma fachada para pinturas e publicidade.

E, sim, ela é isso mesmo! No sentido literal, a empena é a parede exterior lateral de um prédio.

No entanto, a publicidade transformou o espaço em um canal de divulgação, que anuncia uma marca ou produto, por meio do grafite, pintura ou fixação de lona nas paredes laterais dos edifícios.

O Grafite

Dentro deste mesmo conceito de canal para propagação de ideias, a empena absorveu um elemento importante da arte nas ruas, que a torna distinta e o maior ponto de referência na cidade:

o grafite.

O grafite, ou grafitti – termo italiano -, chegou ao Brasil no final da década de 70 na cidade de São Paulo.

Especula-se que esse tipo de comunicação existe de forma sistemática desde o Império Romano, no entanto, tomou força, na era contemporânea, em Nova Iorque, nos anos 70, com desenhos artísticos feitos na rua.

As instituições e marcas atentas ao seu público, e percebendo a força de comunicação que esse modelo de arte tem sobre as pessoas, somaram essa mídia ao seu plano de comunicação.

Foi aí que, como forma de incorporação da marca na cultura e nas regiões urbanas, as empresas passaram a contratar artistas para dedicarem seu talento na arte do desenho à publicidade.

Duas formas de fazer comunicação eficiente com a empena

Basicamente há duas formas de se fazer a mídia empena para uma marca.

  • A empresa pode contratar uma agência de mídia que tenha artistas que produzam o grafite em empenas ou
  • fazer a impressão de seu anúncio em material de lona, que será fixado à lateral do edifício estrategicamente escolhido.

A maior vantagem de utilizar esse tipo de mídia, seja impressa ou desenhada, é enriquecer o local de divulgação com a arte urbana, ao ponto de torná-lo ponto turístico.

Por participar criativamente do dia a dia das pessoas, o grafite na empena tem impacto definitivo, como uma das mais eficazes mídias para fixação de uma mensagem.

O Grafite e a Empena na ASR Mídia

A ASR Mídia Exterior, conta com artistas qualificados e profundamente conectados com a cultura urbana, prontos para oferecer projetos de grafites em empenas de diversos tamanhos.

Lembrando que a região para a divulgação da mensagem deve ser estrategicamente selecionada, os profissionais de grafite, na ASR Mídia, compartilham sua experiência na arte e cultura, de forma a valorizar o bairro e comércio local.

As marcas no século XXI já perceberam que para participarem da vida do seu público devem oferecer valor superior ao da compra de um produto.


Experiências são a nova tendência.

A missão das marcas hoje é engajar e nutrir o relacionamento direto e rápido, além de se mostrarem cada vez mais humanas e de função social.

Já as que se afastam do cotidiano do seu público e demonstram desinteresse pela rotina do humano são esquecidas por sua falta de engajamento. Assim como elas mesmas se esqueceram de que seu real relacionamento precisa ser com as pessoas.

Agora que você já sabe como o grafite e empena podem se conectar numa eficiente ação de comunicação social, baixe a apresentação Grafite da ASR clicando aqui, e aprenda mais dessa evolução artística e suas oportunidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.